Intestinos

Intestino Grosso (Cólon)

 

O intestino grosso é a última seção do tubo digestivo. Tem duas tarefas: absorve a água do material não digerido, originando assim as fezes; e as armazena até que elas sejam expelidas através do ânus.

O intestino grosso engloba o ceco, o cólon (absorção de água) e o reto (reservatório de matéria fecal).

 

Intestino Delgado

 

O intestino delgado é um órgão tubular de aproximadamente 7 metros de comprimento, que serve para complementar a digestão dos alimentos e, principalmente, para promover sua absorção. O tempo que o alimento leva para percorrer todo o intestino delgado é de cerca de 12 horas.

O intestino delgado pode ser dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo.

O duodeno é um conduto que tem continuidade a partir do piloro gástrico, sendo considerado como a primeira porção do intestino delgado. Seu revestimento mucoso, com muitas pregas, aumenta de forma importante a superfície de contato para maximizar as funções digestiva e de absorção intestinal.

No duodeno o intestino secreta substâncias importantes para a digestão, e nele desembocam os ductos que trazem os sucos digestivos produzidos pelo fígado e pelo pâncreas. É aqui que se completa a função digestiva, dando-se início, então, à aborção, quando o alimento, então, é impulsionado para a seguinda parte do intestino delgado - o jejuno.

 

As moléculas digeridas dos alimentos, como também a água e sais minerais, são absorvidos através da parede do intestino delgado. O material absorvido atravessa a mucosa ("pele" que reveste internamente todo o tubo digestivo), atinge as veias do sistema circulatório e é então levado a outras partes do corpo para ser armazenado ou sofrerem outras modificações químicas. Este processo varia de acordo com o tipo de nutriente - carboidratos, gorduras e proteínas (Nutrição). A parte não digerida é levada ao intestino grosso .

Saiba mais sobre alguns dos problemas mais comuns relacionados a este órgão, clicando abaixo:


Voltar