Você já parou para pensar que o corpo humano funciona como uma orquestra sinfônica? Ainda não? Pois bem, esta afirmação é verdadeira, porque cada célula, órgão, hormônios e uma infinidade de coisas que compõem o nosso corpo precisam estar em perfeita sintonia para termos saúde sempre.
Estes conjuntos de órgãos desempenham várias funções e coordenas uma infinidade de atividades que matem nosso corpo saudável e com energia.
 
Assim, cuidar do aparelho digestivo é muito importante, já que ele tem a função de transformar tudo o que comemos em nutrientes necessários para o pleno funcionamento. Ele é constituído, por nada mais nada menos do que a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), o intestino grosso, o reto e o ânus. Somado, ainda, as principais glândulas salivares, ao fígado e ao pâncreas.
 
As especialidades que cuidam dessa parte do corpo são a Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Colonoscopia. Algumas áreas de atuação médicas são específicas destas especialidades, como: endoscopia digestiva (exame de imagem do aparelho digestivo), hepatologia (estuda o fígado), Motilidade Digestiva  (Engloba procedimentos diagnósticos e terapêuticos colaborando na abordagem de diversas doenças crônicas como Doença do refluxo gastro-esofágico, disfagias, são alguns exemplos), Gastropediatria, nutrição parenteral e enteral.
 
Bem, para manter a saúde do aparelho digestivo, o gastroenterologista Dr. Rogério Toledo Junior, dá a dica de acordo com as recomendações da Federação Brasileira de Gastroenterologia:
 
  • Nunca tome medicamento sem orientação médica;
  • Na hora de comer, faça as refeições nos horários corretos, não fique muito tempo em jejum e mastigue bem os alimentos;
  • Não cochile logo após o almoço e o jantar. Espere um intervalo de, no mínimo, 90 minutos;
  • Dê preferência ao consumo de frutas, verduras e legumes. Beba apenas um copo de leite, de uma a duas vezes ao dia, de preferência à noite;
  • Não fume
  • Ingira bebidas alcoólicas com moderação e nunca em jejum;
  • E aquele cafezinho, após o almoço e o jantar, está liberado sem problemas.
Latest News

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Nove pessoas são internadas por dia em SP com queimaduras

Grande parte dos acidentes ocorre em casa, diz estudo

Read more

Sub Navigation