Selecione no menu acima uma das opções para maiores informações

As funções primárias do aparelho digestivo (ou sistema digestório) são:

  • processamento eficiente dos nutrientes e fluidos ingeridos.
  • absorção dos nutrientes necessários ao corpo.
  • eliminação dos resíduos inutilizados.

Nosso aparelho digestivo é composto de uma série de órgãos tubulares interligados, formando um único e longo tubo que se estende da boca ao ânus. Além dos órgãos tubulares, há dois órgãos sólidos: o fígado e o pâncreas, que, dentre inúmeras outras funções, produzem líquidos usados na digestão.

Outros sistemas, como o nervoso e o circulatório, são fundamentais para que o aparelho digestivo funcione adequadamente. O aparelho circulatório nutre os órgãos da digestão e permite o transporte dos nutrientes absorvidos, e o sistema nervoso - juntamente com alguns hormônios - regula seu funcionamento.

Afinal, o que é digestão?

Os alimentos, após ingeridos, devem ser transformados em pequenas moléculas de nutrientes para que possam ser absorvidos e então utilizados.
A digestão é este complexo desmanche dos alimentos, desde a forma como são ingeridos até a forma como podem ser utilizados pelo corpo humano. É a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis.

Como o alimento é digerido?

A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, de seu movimento através do tubo digestivo e da transformação de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Esta transformação envolve reações químicas, diferentes para cada tipo de nutriente, em que é fundamental a participação das enzimas. O processo se inicia na boca e se completa no intestino delgado, sendo movido em seu interior através dos movimentos peristálticos.

 

 

 

 

Latest News

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Nove pessoas são internadas por dia em SP com queimaduras

Grande parte dos acidentes ocorre em casa, diz estudo

Read more

Sub Navigation