Mitos e verdades sobre o macarrão

Posted by () on 07/02/2011
News >>

As refeições com massas alimentícias são apreciadas em várias culturas no mundo todo, uma vez que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes regionais ou sazonais. Entretanto, muitas vezes acabam banidas do cardápio por serem consideradas "inimigas da balança".

O que não é verdade. De acordo com pesquisadores que estiveram reunidos durante o Congresso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, refeições com massas alimentícias que sejam variadas e balanceadas podem e devem ser recomendadas por médicos, nutricionistas e outros profissionais que atuam na área de nutrição. Conheça aqui alguns mitos e verdades sobre dietas com macarrão.

Mito - Diabético não pode comer arroz e macarrão.

Verdade - Pode sim, desde que esteja na cota de carboidrato da refeição. Num momento em que a obesidade e diabetes aumentam em todo o mundo, as refeições com massas alimentícias e outros alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar a glicemia e o peso corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. O índice glicêmico é um dos vários fatores que influenciam a saudabilidade dos alimentos.

Mito - Macarrão engorda e deve ser banido do cardápio.

Verdade - O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso. Ademais, o macarrão pode ser um aliado para quem faz dieta alimentar associada a prática de exercícios, mas cuidado com as calorias do molho.

Pesquisas científicas apoiam cada vez mais a importância da dieta como um todo ao invés de alimentos ou nutrientes consumidos individualmente. Muitos ensaios clínicos confirmam que é o excesso de calorias, e não de carboidratos, o responsável pela obesidade.

As dietas com sucesso em promover a redução de peso baseiam-se em proporções variáveis, adequadas e saudáveis de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos estes três macronutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta in dividualizada e  que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo.

Mito - Comer macarrão desacelera o metabolismo.

Verdade - O macarrão é um alimento fonte de carboidrato e seu consumo adequado mantém o metabolismo funcionando adequadamente.  Os carboidratos são a principal fonte de glicose para o corpo, sendo esta o principal combustível (ou fonte de energia) para o cérebro, células vermelhas sanguíneas (hemoglobinas), sistema nervoso central e outras funções corporais.  Além disso, as refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente. Os padrões alimentares tradicionais conferem mais benefícios para a saúde do que os atuais padrões ocidentais.

Mito - Dieta só de proteína ou só de carboidratos é o segredo para mudar o corpo.

Verdade - Dietas exclusivas, ou só de carboidratos presentes no pão ou só de proteínas (presentes na carne), oferecem maior risco de contrair doenças. As refeições saudáveis com massas alimentícias são uma deliciosa maneira de se incluir ou aumentar o consumo de vegetais, leguminosas e outros alimentos considerados saudáveis e que não são consumidos em quantidades e ou frequência suficiente. Além disso, as massas alimentícias constituem uma alternativa saudável e econômica em quase todas as sociedades. Promover a acessibilidade e o baixo custo das massas alimentícias pode ajudar a combater o preconceito de que alimentos saudáveis são demasiadamente caros.

Fonte : Revista Fator

Last changed: 07/02/2011 at 08:21

Back
Latest News

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Read more

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Sub Navigation