Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes Domésticos

Posted by () on 29/01/2011
News >>


A Comissão de Acidentes Domésticos da AMB

 
A Comissão de Acidentes Domésticos (CAD) foi aprovada pelo Conselho Científico  da Associação Médica Brasileira em maio de 2010, é coordenada por seu idealizador Rogério Toledo Jr. representante da Federação Brasileira de Gatroenterologia (FBG).
Integram a comissão as Sociedades de Especialidade que cotidianamente lidam com casos de acidentes,como: Sociedade Brasileira de Pediatria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Brasileiro de Radiologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Federação Brasileira de Gatroenterologia, Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Urologia e Sociedade Brasileira de Dermatologia.
As principais finalidades da comissão, nessa primeira fase do trabalho, abrangem: 1- definir a prevalência em ordem decrescente dos Acidentes Domésticos em cada especialidade; 2- promover a educação continuada nos eventos científicos e outros meios de comunicação com foco no público alvo (profissionais da saúde, população geral); 3- elencar os sinais de alerta para a prevenção dos acidentes domésticos por faixa etária e por gênero em cada especialidade.
A primeira reunião da comissão ocorreu em 24/06/2010 para esclarecer a proposta da comissão. Na segunda reunião realizada em 24/08/2010, com pauta sobre: 1- diferenças de conceito entre acidentes domésticos e domiciliares, casa do idoso; 2- apresentação do projeto Acidentes de Consumo de Maria Inês Dolci (2004) e de trabalhos da Anvisa voltados para área médica.
José Roberto de Souza Baratella, presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), ofereceu no Congresso da especialidade, que será realizado em novembro/2010, um período inteiro para o assunto. A Federação Brasileira de Gastroenterologia concedeu espaço para comissão, igualmente em seu Congresso Nacional, em novembro de 2010, para a apresentação da Comissão. A intenção do grupo é pleitear a inserção do tema nos congressos nacionais das Sociedades de Especialidades.
Em 2011 a CAD propõe uma campanha de comunicação para divulgar a prevenção de Acidentes Domésticos para comunidade. A intenção é a divulgação de medidas simples capaz de evitar grandes acidentes.

Last changed: 30/01/2011 at 16:48

Back
Latest News

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Read more

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Sub Navigation