Seriografia de esôfago, estômago e duodeno

A seriografia usa raios-x para diagnosticar problemas no esôfago, estômago e duodeno (a primeira porção do intestino delgado). Pode mostrar obstruções, lesões elevadas, úlceras ou um problema no funcionamento do órgão.

Durante o procedimento, é dado bário para o paciente beber - um líquido espesso e esbranquiçado semelhante a um milk-shake. O bário reveste as paredes do esôfago, estômago e duodeno, permitindo que estes órgãos apareçam mais claramente nas radiografias. O radiologista pode ver úlceras, deformidades, lesões elevadas, hérnias ou obstruções. Usando um aparelho chamado fluoroscópio, o radiologista pode também ser capaz de observar o funcionamento do aparelho digestivo a partir do progresso do bário através dos órgãos.

Esta parte do procedimento mostra problemas na função muscular do esôfago, estômago e duodeno - por exemplo, se os movimentos peristálticos do esôfago de uma pessoa com dificuldades para engolir estão anormais. À medida que o bário chega ao intestino delgado, o radiologista pode estudar também este órgão (trânsito intestinal).

O exame dura cerca de uma a duas horas. Não há desconforto. O bário pode causar constipação e deixar as fezes esbranquiçadas por alguns dias.

Preparo O estômago e o intestino delgado devem estar vazios para que o exame seja preciso, por isto deve ser respeitado jejum a partir da meia-noite da véspera do exame. O médico radiologista poderá dar instruções complementares.

Preparo
O estômago e o intestino delgado devem estar vazios para que o exame seja preciso, por isto deve ser respeitado jejum a partir da meia-noite da véspera do exame. O médico radiologista poderá dar instruções complementares.


Este material foi desenvolvido pela National Digestive Diseases Information Clearinghouse (EUA), revisado e adaptado pela CCSFBG (Comissao Cientifica do Site FBG), sob autorização. No caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.

Voltar

Latest News

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Nove pessoas são internadas por dia em SP com queimaduras

Grande parte dos acidentes ocorre em casa, diz estudo

Read more

Sub Navigation