Retossigmoidoscopia

A retossigmoidoscopia permite ao médico examinar o interior do intestino grosso, do reto até o cólon sigmóide. O exame é utilizado para descobrir a causa de problemas como diarréia, dor abdominal ou constipação. O exame pode também ser útil para procurar sinais precoces de câncer no cólon sigmóide e reto. Com a retossigmoidoscopia, o médico pode ver sangramentos, inflamação, lesões elevadas e úlceras nas regiões examinadas. O exame não é suficiente para detectar pólipos ou câncer no cólon ascendente ou no transverso.

Para o procedimento, o paciente deita sobre seu lado esquerdo. O médico insere um tubo flexível através do reto e o guia lentamente pelo cólon. O endoscópio transmite a imagem do interior do reto e do cólon, de modo que o médico possa examinar cuidadosamente o revestimento destes órgãos. O aparelho também insufla ar nestes órgãos, inflando-os para permitir a melhor visão possível.

Se algo anormal é visto, como um pólipo ou uma inflamação, o médico pode remover um pedaço do tecido usando instrumentos passados através do aparelho. Este pedaço (biópsia) é enviado ao laboratório para análise.

Sangramento e perfuração do cólon são complicações possíveis do exame. No entanto, tais complicações são raras.

A retossigmoidoscopia dura de 10 a 20 minutos. Durante o procedimento, o paciente pode sentir uma pressão e uma leve cólica no abdome inferior. Assim que o ar deixar o cólon, estes desconfortos aliviam.

Preparo
O cólon e reto devem estar completamente vazios para que o exame seja satisfatório e seguro. Por isto, deve-se ter uma dieta líquida 12 a 24 horas antes do procedimento. Dieta líquida significa sopas sem gorduras, gelatina, sucos de frutas, água, café puro, chás ou refrigerantes diet. Na noite anterior ao procedimento ou logo antes do mesmo, pode ser administrado um enema (um líquido que serve para limpar os intestinos). O médico que realizará o exame poderá dar instruções complementares.

 

Este material foi desenvolvido pela National Digestive Diseases Information Clearinghouse (EUA), revisado e adaptado pela CCSFBG (Comissao Cientifica do Site FBG), sob autorização. No caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.

Voltar

 

Latest News

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Nove pessoas são internadas por dia em SP com queimaduras

Grande parte dos acidentes ocorre em casa, diz estudo

Read more

Sub Navigation