Enema opaco ou Clister opaco

O enema opaco usa raios-x para diagnosticar problemas no intestino grosso, o que inclui o cólon e o reto. O exame pode mostrar problemas como lesões elevadas, úlceras, pólipos e divertículos, além de câncer.

Antes de fazer as chapas, o radiologista introduz um líquido espesso à base de bário dentro do cólon. O bário reveste as paredes internas do cólon e reto e permite que estes órgãos apareçam mais claramente nas radiografias. Ele também permite ao radiologista ver o tamanho e forma do cólon e reto.

 

Pode haver algum desconforto durante o exame. O bário causa estufamento e pressão no abdome, e pode haver a sensação de urgência para evacuar. Entretanto, a evacuação dificilmente ocorre pois o tubo usado para injetar o contraste tem um balão na ponta que impede que o líquido saia.

As radiografias são tomadas com o paciente em diferentes posições, com o objetivo de proporcionar diferentes ângulos de visão dos intestinos. Quando o exame termina, o paciente vai ao banheiro evacuar. Às vezes, são feitas chapas após isto, com o cólon vazio.

O exame dura de uma a duas horas. O bário pode causar constipação e tornar as fezes acinzentadas ou esbranquiçadas por alguns dias.

Preparo
O cólon deve estar vazio para o exame ser preciso. Para se preparar para o procedimento, há uma dieta a ser seguida nos dias prévios. Por exemplo: deve-se ter uma dieta líquida e evitar açúcares, leite e derivados por dois dias antes do exame; somente líquidos na véspera; e nada após a meia-noite da noite anterior ao procedimento. Dieta líquida significa sopas sem gorduras, gelatina, sucos de frutas, água, café puro, chás ou refrigerantes diet. Para se certificar que o cólon estará limpo, será dado um laxante ou um enema antes do exame. O médico radiologista poderá dar instruções complementares.


Este material foi desenvolvido pela National Digestive Diseases Information Clearinghouse (EUA), revisado e adaptado pela CCSFBG (Comissao Cientifica do Site FBG), sob autorização. No caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.

Voltar

Latest News

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Nove pessoas são internadas por dia em SP com queimaduras

Grande parte dos acidentes ocorre em casa, diz estudo

Read more

Sub Navigation