Gás Trato Digestivo

Tratamento

Como o gás é tratado?

A experiência mostra que as maneiras mais comuns para reduzir o desconforto por gases são a alteração da dieta, tomar medicamentos e reduzir a quantidade de ar deglutido.

Dieta

Os médicos podem dizer às pessoas para ingerir menos alimentos que causem gás. Entretanto, para algumas pessoas isto significa cortar alimentos saudáveis como as frutas e vegetais, grãos completos e derivados de leite. Os médicos também podem sugerir limitar os alimentos gordurosos para reduzir o estufamento e desconforto. Isto ajuda o estômago a esvaziar mais rapidamente, permitindo os gases se moverem para o intestino delgado.

Infelizmente a quantidade de gás originada por certos alimentos varia de pessoa para pessoa. Alterações eficientes da dieta dependem do aprendizado através de tentativa e erro de quanto os alimentos que o prejudicam podem ser manuseados.

Medicamentos não dependentes de prescrição

Muitos medicamentos não prescritos, tomados por conta própria, são disponíveis para ajudar a reduzir os sintomas, como os antiácidos com simeticona (dimeticona). As enzimas digestivas, tais como os suplementos de lactase, ajudam a digerir os carboidratos e podem permitir as pessoas comer alimentos que normalmente originam gases.

Os antiácidos como Mylanta-Plus e Maalox-Plus, contém simeticona, um agente espumoso que se liga às bolhas de gás no estômago de maneira que ele é mais facilmente eructado. Entretanto, estes medicamentos não têm efeito sobre o gás intestinal. A dosagem varia dependendo da forma do medicamento e da idade do paciente.

Comprimidos de carvão ativado podem aliviar o colo dos efeitos do gás. Os estudos mostram que quando estes comprimidos são tomados antes e depois de uma refeição, o gás intestinal é diminuído significativamente. A dose usual é 2 a 4 comprimidos tomados logo antes e uma hora depois das refeições.

A enzima lactase, a qual ajuda na digestão da lactose, não é disponível em nosso meio. Nos Estados Unidos, é disponível em líquido ou comprimido, sendo que a sua venda não necessita de prescrição (Lactaid, Lactrase e Dairy Ease). Adicionando algumas gotas da lactase líquida ao leite antes de beber ou mascando comprimidos de lactase imediatamente antes uma refeição ajuda a digerir os alimentos que contém lactose.

Também é disponível em supermercados leites específicos ou produtos com pouca lactose. Beano, um novo digestivo disponível nos Estados Unidos que pode ser ingerido por conta própria, contém a enzima que digere os açúcares que estão faltando no organismo para digerir o açúcar presente no feijão e muitos vegetais. A enzima vem na forma líquida. De três a dez gotas são adicionadas por vez imediatamente antes de comer para digerir os açúcares produtores de gás. O Beano não tem qualquer efeito sobre os gases originados da lactose ou das fibras.

Medicamentos de Prescrição Médica

Os médicos podem receitar medicamentos que ajudam a reduzir os sintomas, especialmente para pessoas com uma alteração como a Síndrome do Intestino Irritável.

Reduzindo o Ar Deglutido

Para aqueles que têm eructos crônicos, os médicos podem sugerir formas para reduzir a quantidade de ar engolido. As recomendações são para evitar gomas de mascar e chupar balas. Comer num ritmo lento e uma visita ao dentista para ter certeza que os dentes exercem uma boa mastigação também pode ajudar.

Conclusão

Embora os gases possam ser desconfortáveis e embaraçosos, eles não trazem risco de vida. Compreendendo as causas, formas de reduzir os sintomas e o tratamento, ajudarão a maioria das pessoas a conseguir algum alívio.


Latest News

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Read more

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Sub Navigation