Gás Trato Digestivo
Quais são os sintomas e problemas devidos ao gás?

Os sintomas mais comuns do gás são a flatulência, estufamento abdominal, dor abdominal e arrotos. Entretanto, nem todos experimentam estes sintomas. Os fatores determinantes são, provavelmente, a quantidade de gás que o corpo produz, o quanto de ácidos graxos é absorvido pelo corpo e a sensibilidade da pessoa ao gás no intestino grosso.

Eructos
Um arroto ocasional, durante ou após uma refeição, é normal e libera o gás quando o estômago está cheio de comida. Entretanto, pessoas que eructam freqüentemente podem ter engolido ar demais e o liberam antes de entrar no estômago.

Algumas vezes uma pessoa com arrotos crônicos podem ter uma desordem do trato gastrintestinal superior, tal como uma doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou gastroparesia.

Ocasionalmente, algumas pessoas acreditam que engolindo ar e liberando-o aliviarão o desconforto destas desordens e esta pessoa pode, de maneira intencional ou não, desenvolver o hábito de eructar para aliviar o desconforto.

A síndrome do estufamento por gás pode ocorrer após a cirurgia de fundoplicatura para corrigir DRGE. A cirurgia cria uma válvula de mão única entre o esôfago e o estômago que permite o gás entrar no estômago mas, freqüentemente, impede o eructo normal e a possibilidade de vomitar. Ela ocorre em cerca de 10% das pessoas que fazem esta cirurgia, mas pode melhorar com o tempo.
Flatulência

Outra queixa comum é a passagem de grande quantidade de gás pelo reto (flatulência). Entretanto, a maioria das pessoas não sabem que a passagem de gás 14 a 23 vezes ao dia é normal. Gases demais pode ser o resultado de mal absorção de carboidratos.

Estufamento Abdominal

Muitas pessoas acreditam que gases demais causam estufamento abdominal. Entretanto, as pessoas que se queixam de estufamento pelos gases geralmente têm quantidade e distribuição normais do mesmo. Eles podem estar no momento inconscientes da presença de gás no trato digestivo.

Os médicos acreditam que o estufamento é geralmente o resultado de uma desordem intestinal, tal como a síndrome do intestino irritável (SII). A causa da SII é desconhecida, mas pode ser por contrações e movimentos anormais da musculatura intestinal e um aumento da sensibilidade à dor no intestino. Estas alterações podem dar uma sensação de estufamento por causa de uma sensibilidade aumentada ao gás.

Qualquer doença que causa inflamação ou obstrução intestinal, tal como a doença de Crohn ou o câncer de colo, também pode causar estufamento abdominal. Além disso, as pessoas que tiveram muitas operações, aderências (tecido cicatricial) ou hérnias intestinais podem sentir estufamento ou dor. Finalmente, comer muito alimento gorduroso pode retardar o esvaziamento do estômago e causar estufamento e desconforto, mas não necessariamente gases em excesso.

Dor Abdominal e Desconforto

Algumas pessoas têm dor quando o gás está presente nos intestinos. Quando a dor é do lado esquerdo do colo, pode ser confundida com doença cardíaca. Quando a dor é do lado direito do colo, ela pode imitar pedra na vesícula ou apendicite.



Voltar

 

Latest News

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Ministro Tóffoli do STF sofre acidente doméstico

Read more

Casa Mais Segura

Casa Mais Segura

Read more

Sub Navigation